O tsuru e considerado como a dobra de papel mais perfeita que possa existir, já que suas dobraduras iniciais ou sejá a base de tudo, permite que qualquer outra forma seja feita.
Tem mais um aspecto que faz minha paixão e fascinação pelo pensamento oriental e pelo origami crescer, cada vez mais, que diz: "ao invés de fazer um pedido, um desejo, uma oração a um Deus sem dar nada em troca, no oriente traz se o costume de você trabalhar enquanto deseja realizar algo, ou sejá cumpra uma tarefa enquanto se espera aquilo que se deseja realizar."
"Observação: temos que considerar a dobra em termos gerais, é assim aceitar que a arte de dobrar papel praticada através do Origami, é com certeza baseada na geometria e na matemática que regula o processo de cada uma das formas."
Mais lá vou eu rs, um pedaço de papel um quadrado simples usado para dobrar origami pego o danadinho e coloco na minha frente, o que vejo então?
Então eu vou longe e vejo este pedaço de papel como nossa vida, ou seja tdo que fizermos qualquer ato, de hj fará e vai marcar de qualquer forma nossa vida, sejá por momentos bons ou por momentos maus ficara marcado vincado.Ou sejá, "Na Vida não recebemos premios ou castigos, mais sim as consequências de nosso proprios atos..."
Agora vamos ao ponto cruscial rs que amei saber, segundo o que li existe a beleza o sentimento na dobra de papel, a energia que se transmite para o papel atraves de nossa mãos, tá ai o lance que se presentearmos alguém com um origami estamos desejando felicidade, paz, amor e vida longa etc etc.
Como sabem eu ainda estou engatinhando no origami, mais amando pois em cada descoberta me apaixono mais e mais. Como quando descobri sobre este lindo ser que vou mencionar agora, a foto tirei do linck q vou mencionar abaixo, espero q ñ tenha problema.
Existem alguns origamistas que têm o don de conceder beleza e vida eterna para seus modelos,
Minha gente segundo o que eu li, ele quase que se transformava na própria criatura e quando estava dobrando-a transmite-lhe o sopro da sua vida e do seu espírito ele foi o responsavel por podermos hoje, ver o origami como arte, obrigada Senhor Akira luz e paz para o senhor!
Podemos então acreditar ser isto verdade, que toda essa carga simbólica se manifesta inevitavelmente quando se dobra o papel.
Para tentar entender melhor, dobramos um passaro por exemplo, e podemos demonstrar atraves dele a levesa por seu voo, sua beleza, sua liberdade, o quanto seu ligamento com a natureza o faz feliz etc. Vamos ver uma borboleta pode fazer com que captemos alegria das suas cores, seu contato com as flores, a primavera em si, podemos ir mais longe e refletir sobre o milagre da metamorfose que a borboleta passa, o deslumbramento da vida sua beleza etc.
Então vamos lá, no Ocidente embora possa não haver uma relação clara entre dobras de papel e o lado espiritual, a relação existe e podemos encontra-la ao olhar a nossa volta e notarmos que atraves do quadrado de papel, dos movimentos de nossa mão podemos recriar o que vemos, mesmo que exista a lógica matematica tem seu lado magíco também.
Vamos falar do papel: o papel moderno foi inventado na China e posteriormente desenvolvido no Japão, lá também o próprio papel transformou-se num símbolo.
Em contraste, no Shintoísmo antiga religião do Japão hoje pacifica com o Budismo, utilizava-se mais formas simbólicas não sendo primordial o papel.
Barbaro não é mesmo?
Vamos continuar, rs inspiradaaa!
Existe ainda um outro fator que encorajou os japoneses a associarem o papel com o divino, a palavra japonesa para papel e “kami", palavra usada para Deus ( aplicada para espíritos, divindades) um caracter de escrita diferente mas que se pronunciava , igualmente “kami".
"As dobras simbólicas mais antigas do Japão são as borboletas “Mecho” e “Ocho” que se tornaram imprescindíveis nos casamentos tradicionais japoneses.
Por tudo, as borboletas não estão tão relacionadas com o casamento em si como na cerimónia dos noivos beberem sake, ou vinho de arroz, e os padrinhos pois isso faz parte da celebração do casamento.
Continuando, achasse que as borboletas tiveram origem na transformação das formas do papel que cobria os gargalos dos frascos que continham o sake usado na cerimónia, e que as dobras adquiriram uma formalidade que evoluiu provavelmente até resultarem nas borboletas.
Muitos símbolos tradicionais foram transferidos pelos japoneses para o papel, como animais e plantas que dobram os mais comuns são a tartaruga e o tsuru (grou), simbolizando ambos uma longa vida etc.
"São apresentados nas mais variadas formas e entreterimentos, como em cestaria por exemplo e por vezes usados para decorar barris de sake. Dobrados para serem colocados em “Horaizan“, uma montanha sagrada que é a terra utópica da juventude eterna e também da imortalidade, e a morada da felicidade. O “Horaizan” lembra o sagrado Monte Fuji, que é considerado pelos japoneses como a morada dos deuses."
O significado tradicional do grou(tsuru) sempre foi o de vida longa e portanto, felicidade. Dobram-se grous para enviar a pessoas doentes expressando o desejo do seu restabelecimento os tsurus, são dobrados com desvelo, e é uma das criações mais importantes do origami no Japão, e é por isso que qualquer japonês aprende a dobrá-lo ainda criança.
Inícialmente, falei de referências entre o espiritual e as dobras de papel pois bem, então vamos falar agora do Zen, vc sabé o que é?
"Zen pelo que compreendi, é uma das doutrinas do budismo, cuja origem remonta ao ano 500 a.C., baseada nos ensinamentos de Siddhartha Gautama, príncipe indiano que renunciou aos luxos e privilégios para buscar a total compreensão do sofrimento. Quando alcançou a iluminação, Siddhartha ficou conhecido como Buda, aquele que desperta. Ele dizia que sofrimento e tristeza resultam do apego a situações, pessoas e objetos impermanentes, e ensinou sobre o caminho do meio, que nos leva a evitar os extremos."
No Budismo Zen e conhecido mais mal compreendido, no ocidente é natural associar tudo o que é japonês com Zen e espiritual, mas Zen é só uma das seitas do Budismo e ele mesmo tem escolas diferentes. Em uma descrição que peca por breve Zen é tenta atingir a iluminação através da disciplina e de meditação, um discípulo do Zen procura a iluminação esvaziando a sua mente de todos os pensamentos e simboliza a sua crença na harmonia do universo e a presença do Buda-natureza em todas as coisas.
Ou sejá, zen(jap zen) Variante japonês do budismo, cuja prática religiosa consiste essencialmente na autodisciplina e meditação profunda, com o fim de obter a revelação pela absorção mística e conseqüente penetração intuitiva nas verdades transcendentais, inatingíveis à concepção intelectual; também chamado zen-budismo.
Para os origamista de plantão leião com atenção rs:
Não precisamos de ser seguidores do Zen para perceber que as nossas dobras podem propiciar a meditação. Muitos Origamistas, descobriram isto mesmo ao dobrarem múltiplas cópias de módulos idênticos para uma criação modular, ou ao dobrar grous(tsurus) para perfazer um milhar a ser doado a uma pessoa doente, ou ser enviado para ficar suspenso em frente à estátua de Sadako no Parque da Paz em Hiroshima. Quando dobramos, os dedos estão ocupados sem necessidade de interferência mental e a repetição tem um efeito libertador nas nossas mentes.
Então mais uma vez, olho para o simples quadrado de papel na minha frente e descubro, que ele já não é mais um simples pedaço de papel. Descubro que tem uma moldura mágica através da qual posso disfrutar paisagens encantadas, passaros, flores, e passar aos mundos de elevada experiência e espiritualidade.
http://vidasimples.abril.com.br/100respostas/conteudo_279601.shtml
http://opicodamontanha.blogspot.com/2009_08_01_archive.html
http://www.magiazen.com.br/palavra-chave/o-que-significa-zen
http://www.facebook.com/note.php?note_id=10150208385938135
http://thahy.com/2008/12/tsuru/
Bem acho que é isso, bjcs!
Fiquem com Deus e com os anjos!
0 comentários:
Postar um comentário
Obridado por vir aqui me visitar e deixar seu comentário, ele é muito importante para nós de Amore Mio.
Grata!
Fique com Deus e com os anjos!
Cibele Dietre