Seguidores





Oi pessoal, sei que sou uma pessoa sumida, mais aqui estou eu rs
Podem falar por que sei que estou merecendo uns puxões de orelha mesmo, mais tudo isso é porque estava atraz das mudanças do blog e também a loja de elo7 que está em andamento.
Bem breve quero fazer um sorteio e aranjei um patrocinador a altura para isso, mais ainda é segredo pois quero que minha loja fique pronta para eu poder fazer o sorteio.
Nossa ñ vejo a hora de estar fazendo meu primeiro sorteio no blog, que espero venha a ser o primeiro de muitos.
Também estou com outro probleminha, estou sem maquina fotografica então ñ estou tendo como postar as fotos das ultimas dobras, mais estou correndo atraz disso rsrs!
Ontem estive na feira da Liberdade, nossa estava fervendo nunca vi aquele lugar deste geito amei pena não ter podido tirar fotinhas mais minha prima Mayara tirou com o cel. dela, vai passar para mim depois.
Então como ñ tenho fotos para postar, resolvi fazer lição de casa, já que quero mesmo me aprofundar cada vez mais nessa arte que me faz tão bem, que traz para mim o revigoramento de tdo dia.
Espero que vcs gostem, e se tiver algum erro me digam como ñ sei Japonês tento, bem sou horrivel até no português mais da para o gasto.
Como sou apaixonada por Kusudamas vamos lá...


Significado de Kusudama

kusudama são bolas decorativas de dobras perfeitas, com pedras, fios coloridos são dependurados como um móbile, para enfeitar o ambiente. Acreditasse que tem o poder de filtrar as energias do ambiente onde estão, tirando as energias negativas e trazendo energias positivas mais isso também vale para qualquer dobra em origami já que são dobrados pelas mãos, que se consentra muita energia.


O nome kusudama, significa “bola de remédio”  "kusu = kusuri = remédio e dama = tama = bola".

Como já mencionei em alguma postagem anterior, tanto no Japão, como na China, o kusudama servia para afastar o mal e assim garantir a saúde principalmente das crianças, que acabavam gostando de olhar os mobiles lindos e coloridos e se distraindo com eles. Também eram pendurados nos leitos dos enfermos contendo ervas medicinais, durante a Era Heian "sécs. VIII-XII". Esses saquinhos passaram a ser ornamentados e perfumados com fragrâncias, assim funcionando também como aromatizadores e atualmente servem  para a decoração de ambientes.
Os kusudamas também são associados no arquipélago, aos eventos comemorativos como o internacionalmente conhecido Tanabata Matsuri "Festival das Estrelas" – celebrado anualmente no mês de julho "no Brasil, comemora-se o festival no bairro da Liberdade", ñ vejo a hora rsrsrs!" bem além de inaugurações, formaturas, casamentos, etc.
Os kusudamas de Tanabata também podem ser chamados de fukinagashi "flâmulas", preservando o formato similar dos originais chineses, enfeitados com flores e com tiras de papel "tanzaku" penduradas.
Na criação dos famosos kusudama do Tanabata Matsuri de Sendai, província de Miyagi "que também podem ser apreciados no Festival das Estrelas la na Liberdade", são atribuídas ao comerciante da cidade de Ichibanchô Kengoro Mori, em 1946 se inspirou na beleza das dálias de seu jardim para confeccionar em papel, enfeites tão vistosos acabaram sendo adotados para o Tanabata de sua região.
Quando utilizados para eventos comemorativos, os kusudama ganham o nome de waridama "wari = waru = partir cortar", pois são “partidos” ao meio como uma espécie de balão surpresa, soltando tiras e confetes coloridos de papel no meio do balão partido, vê-se a mensagem relacionada ao festejo dependurada. Dependendo das comemorações, o kusudama pode ganhar formatos variados abrindo-se em forma de sino ou coração para casamentos, ou quaisquer outras formas que lembrem os homenageados.
Foi em 2003, para comemorar a vitória do time de beisebol profissional Hanshin Tigers, foi partido um kusudama enorme em forma de berinjela, remetendo ao principal produto agrícola da cidade de Aki, província de Kochi que sediou o jogo.
Existem outros tradicionais eventos que costuma utilizar o waridama.

Origamis modulares







Ao serem confeccionados a partir da junção de módulos dobrados em papel, o kusudama ganha a classificação de origami modular. Tais  módulos de papel são encaixados e assim formam uma bola que depois de pronta, é pendurada por um fio de seda com tiras coloridas sob ela.


De acordo com pesquizas que andei fazendo, as primeiras instruções de um kusudama tradicional apareceram no jornal Origami NOA (Nippon Origami Association) em 1978, e Makoto Yamaguchi publicou em 1990, o livro Kusudama Ball Origami, no qual ensina 26 módulos muito interessantes, mais acho que já tinha mencionado isso anteriormente.
Podemos encontrar varios modelos de kusudamas que vão desde os mais simples com seis módulos, ou os mais complexos com 60 módulos, que podem ser colados, encaixados ou até mesmo costurados.





Bjcs, fiquem em paz que Deus estejam com vcs!

0 comentários:

Postar um comentário

Obridado por vir aqui me visitar e deixar seu comentário, ele é muito importante para nós de Amore Mio.
Grata!
Fique com Deus e com os anjos!
Cibele Dietre

Primeiro selo

Primeiro selo
Obaaaaaaaaa!!!

Segundo selo

Segundo selo
Adorooooo!!

Terceiro selo

Terceiro selo
Lindoooooooooooooo!!

Quarto selo

Quarto selo

Quinto selo

Quinto selo

Sexto selo

Sexto selo

Sétimo selo

Sétimo selo

Oitavo selo

Oitavo selo

Nono selo

Nono selo

Décimo selo

Décimo selo

Décimo Primeiro selo

Décimo Primeiro selo

Décimo Terceiro Selo

Décimo Terceiro Selo

Décimo Segundo selo

Décimo Segundo selo

Decimo terceiro Selo

Decimo terceiro Selo

Parcerias: