Seguidores

Crianças e Origamis


Lindinhos, olá!
Bem aqui estou mais uma fez com as lições de casa, já que estou sem maquina fotografica ainda.
Mais ainda ei de conseguir, rsrsrs.
Hj vim falar sobre o quanto é importante, a arte do origami para o desenvolvimento da criançada. Então resolvi procurar saber mais sobre o assunto já que estou querendo ser voluntária em um orfanato, então aqui estou para dividir o que achei a respeito com vcs.
Vamos lá então, li que as crianças devem receber uma boa educação pois se não têm uma boa estrutura, não conseguem se tornar bons adultos capazes de superarem seus obstáculos na vida, preparar uma criança com sutilidade para tais provas, pode ser a funsão mágica do origami.
O origami trabalha a organização, a diciplina, a memorização, a criatividade, trabalha o conhecimento geometrico, tabalha matemática etc.
Eu já havia visto isso no curso de pedagogia, aquele q ainda ñ terminei mais vou terminar minha facul e meu sonho de consumo.
Vamos continuar, ao mesmo tempo em que as folhas de papéis começam a se transformar em objetos tridimensionais, as crianças assimilam a filosofia do origami. Aprendem, por exemplo, que no origami é preciso fazer o orimetadashitô – que significa dobrar certo. Ou sejá, a criança que fizer uma dobradura firme e bela será uma pessoa respeitável, de confiança e muitissima disciplinada.


A maior parte das pessoas, acha que dobrar o papel e um ato extremamente simples, mas tal movimento na realidade nos fornece grande alegria que invade nossa alma, e aguça cada vez mais a criatividade trazendo bem estar e mudando quadros de agressividade, melancolia etc.

Como eu já mencionei, para os nipônicos, o papel tem tanta importância que a palavra é a mesma que Deus ou sejá Kami, apesar que as palavra são iguais, mais os ideogramas são diferentes. quer saber mais sobre ideograma etc, vá aqui:
http://www.japones.net.br/index.php?s=deus

http://www.comoaprenderjapones.com/10-ideogramas-japoneses-para-fazer-tatuagem/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Kami

http://www.osignificadodonome.com/significado-do-nome-kami-7222.html

http://www.aikido.org.br/home.htm

Divirtão-se assim como eu rsrs!!



Mais vamos lá, na época da invenção do papel, há cerca de 2.000 anos, o papel era uma preciosidade. “As primeiras dobraduras eram simbólicas e eram oferecidas aos deuses”. Segundo historiadores, na era Kodai, que antecede a era medieval japonesa, o Estado e a religião eram unos e o origami era empregado em ocasiões como coroações e casamentos mais acho que já comentei sobre isso.

Junto com o origami, podemos acrescentar som, ir fazendo as peças e contar historias, inserir movimento e volume, e com isto sua beleza ganha valor sendo enfocada como pássaros que batem asas, rãs que saltam, uma vaso de forma inusitada ou qualquer outro objeto. O origami tem sido muio utilizado no ensino básico da geometria como já mencionei acima, esta arte também possibilita desenvolver a capacidade motora e criativa do indivíduo. Atualmente existem os mais variados tipos de origami.
Quando dobramos em grupo permitimos o debate de ideias, o esclarecimento de conceitos e o desenvolvimento de estratégias individuais e colectivas. Atravez destas actividades de aprendizagem que rentabilizam a autonomia e a responsabilização do aluno aém disso permitem o desenvolvimento da criatividade, da concentração e persistência, capacidades fundamentais para ser matematicamente competente.
Dobrando e desdobrando podemos observar por meio dos vincos formados rectas, ângulos, simetrias e figuras geométricas. Podemos reconhecer e analisar propriedades de figuras geométricas, utilizar a visualização e o raciocínio espacial. Explorar os conceitos de tamanho, forma e medida, incentivar a escrita matemática e motivar os alunos para a disciplina.
Atividades geométricas são um excelente meio para desenvolver a comunicação matemática, exemplo quando um aluno tem que descrever a figura que obteve após concretizar determinadas dobras, para que o colega a possa construir, também está fazendo uso desta capacidade.
Bem maravilha seria se no Brasil, a educação desse mais importância as artes milenares ou sejá o origami.
Espero que tenham gostado, fiquem com Deus e com os anjos!
Bjcs!
Cibele
bjcs!

0 comentários:

Postar um comentário

Obridado por vir aqui me visitar e deixar seu comentário, ele é muito importante para nós de Amore Mio.
Grata!
Fique com Deus e com os anjos!
Cibele Dietre

Primeiro selo

Primeiro selo
Obaaaaaaaaa!!!

Segundo selo

Segundo selo
Adorooooo!!

Terceiro selo

Terceiro selo
Lindoooooooooooooo!!

Quarto selo

Quarto selo

Quinto selo

Quinto selo

Sexto selo

Sexto selo

Sétimo selo

Sétimo selo

Oitavo selo

Oitavo selo

Nono selo

Nono selo

Décimo selo

Décimo selo

Décimo Primeiro selo

Décimo Primeiro selo

Décimo Terceiro Selo

Décimo Terceiro Selo

Décimo Segundo selo

Décimo Segundo selo

Decimo terceiro Selo

Decimo terceiro Selo

Parcerias: